Como deixar o computador mais rápido

Confira algumas dicas da MyComputers, para deixar o seu computador mais rápido.

Remova arquivos temporários – realizando a limpeza do disco e do cache.

Limpeza de cache windows

É recomendada uma limpeza frequente no sistema do computador, já que durante o uso e acesso à Internet ele acumula arquivos temporários, cache, relatórios de erro, que podem ocupar o espaço do disco sem você perceber.

Para acessar, clique no menu iniciar, selecione “Acessórios” , “Ferramentas do sistema” e depois “Limpeza do Disco”. Após a análise, marque os itens que deseja limpar e conclua em “Ok”. Observe que cada item mostra o espaço ocupado no seu PC.

Desinstalando programas e softwares desnecessários

O usuário pode deixar o computador mais rápido desinstalando alguns programas que não usa mais. É possível remover navegadores, programas de torrents dentre outros, para visualizar a lista com os programas instalados, acesse o “Painel de Controle” e em “Programas” selecione “Desinstalar um programa”.

Adicionar e remover programas do windows

Clique no software da lista e confirme em “Desinstalar”. Depois é só seguir os passos de cada programa para concluir a ação. É recomendado reiniciar o computador depois de desinstalar os programas.

Limpar pastas de arquivos temporários e esvaziar lixeira

Algumas pastas no computador podem acabar sendo esquecidas pelos usuários e acumular muitos arquivos pesados. Um bom exemplo é a pasta de “Downloads”, com diversos itens que nem são utilizados, torrents antigos, fotos já salvas e mais. Vale dar uma vasculhada no PC e deletar o que não precisa mais.

Isso libera espaço e faz o computador processar os dados de forma mais rápida. clique com o botão direito no ícone na área de trabalho e selecione “Esvaziar Lixeira”.

Esvaziar lixeira

 

Verificar espaço  livre no disco (HD)

Ter uma ideia do espaço de armazenamento interno do computador pode ajudar a planejar o quanto do espaço você vai consumir. Assim, você evita travamentos ou lentidões durante a execução de tarefas. Para saber, acesse “Meu computador” e confira o item “Disco Local”. É recomendado deixar pelo menos 10% ou 20% livres do total.

espac%cc%a7o-em-disco

Desfragmentação de disco ( Unidade C: )

Os usuários também podem fazer uma desfragmentação de disco para que o sistema fique mais rápido. O processo junta elementos espalhados pelo sistema e “organiza” os dados para que na hora do clique tudo responda da melhor forma. O processo também é nativo do Windows: acesse o menu Iniciar, selecione “Acessórios”, “Ferramentas do sistema” e por fim “Desfragmentador de disco”.

desfragmentac%cc%a7a%cc%83o-de-disco

Verificar os programas que estão em execução, e finalizar as tarefas para liberar processamento e memória ram.

Alguns programas podem ficar rodando em segundo plano, memória ram. E isso pode deixar o uso mais lento. Para conferir o que está em execução no PC, pressione as teclas “CTRL+ALT+DEL” para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows. Em “Aplicativos” são mostrados os programas abertos. Clique em um deles e selecione “Finalizar Tarefas” para fechar.

gerenciador-de-tarefas-do-windows

Na aba “Processos” serão indicadas as aplicações que estão rodando também em segundo plano no computador, e quanto de memória está consumindo. Encontre os que não precisa e conclua em “Finalizar Tarefa”. Vale ter cuidado para não fechar nada do sistema operacional, da Microsoft, como o “Explorer”, que se trata da barra de navegação e não browser.

Monitor de recursos e desempenho

O Gerenciador de Tarefas do Windows também mostra o quanto da CPU e memória RAM estão sendo consumidos durante o uso, com gráficos. Assim, você pode ter uma ideia se tem algum problema nesse quesito. Para acessar, acione o comando de teclado “CTRL+ALT+DEL” e depois clique a aba “Desempenho”.

monitor-de-recursos-do-windows

Serão mostrados os dados em gráficos: observe o nível de consumo de cada item. Caso prefira ver cada aplicação do computador e o quanto está afetando o sistema, selecione o item “Monitor de Recursos”. Os itens estarão separados por CPU, Disco, Rede e Memória.

Remover programas da inicialização automática do Windows

Muitos programas acabam programando para se inicializarem automaticamente toda vez que você ligar ou reiniciar o computador, e isso pode deixar o processo mais lento. para verificar a lista dos programas com execução automática acesse “Executar” no menu iniciar (atalho: Wind+R) e digite services.msc

inicializacao-de-programas

Será aberta uma lista com os serviços sendo executados de forma automática, manual ou desativados. Clique duas vezes em um deles que esteja rodando e altere no menu para “manual” ou “desativado”. Confirme em “Ok”.

O comando msconfig  mostra os executáveis que são inicializados com o sistema. Selecione a aba “Inicialização de programas” e desmarque todos que você não quiser que inicie automaticamente. Confirme em “Aplicar”.

Suporte Técnico especializado – MyComputers

Se você precisa de suporte técnico especializado para a sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, a MyComputers oferece contratos de suporte técnico, definidos de acordo com o perfil, expectativas e orçamento de sua empresa. Para mais informações ligue (11) 4890-2308 ou (11) 4237-7208 ou envie um email para: contato@mycomputers.com.br.

 

 



Deixe uma resposta

WhatsApp Fale direto com o Suporte
× Como posso te ajudar?