Conectividade Social – Perguntas e Respostas.

Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes de Conectividade Social

Para onde devo ligar em caso de dúvidas?

O telefone para suporte é 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais regiões). A ligação é gratuita e o serviço está disponível de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas.

Qual a configuração mínima meu computador precisa ter?

É necessário possuir um computador com:

  •  Acesso à internet
  •  Unidade de leitura do certificado digital
  •  Microsoft Windows XP, Vista ou 7
  •  Microsoft Internet Explorer
  •  Processador e Memória RAM compatíveis com visualização de páginas da Internet
  •  Software gestor da certificação digital instalado (fornecido juntamente com o certificado digital emitido no padrão ICP-Brasil)
  •  Instalação da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora emissora do seu certificado (orientações disponíveis junto à Autoridade Certificadora emissora do seu certificado digital)

É necessário ter poderes de “administrador” do computador que será utilizado para o acesso?

Não. Porém, é necessário ter o software gestor da certificação digital instalado no computador, assim como versão atualizada do componente Java. Pode ser que estes complementos só possam ser instalados, inicialmente, por um administrador. Depois de instalados, qualquer usuário poderá utilizá-los.

Se eu tinha acesso à versão anterior do Conectividade Social (Conexão Segura), meu acesso ao novo é automático?

Não. O acesso ao Conectividade Social ICP se dá exclusivamente através da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil. No primeiro acesso, já com o certificado, o usuário realiza seu registro para identificar seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente.

Pessoas Físicas também podem acessar?

Sim. Para tanto recebe cesta de serviço específica. Para transacionar em nome de terceiros, (PF ou PJ) é necessário o recebimento de procuração eletrônica, que é emitida por meio do próprio canal.

Onde consigo adquirir um certificado digital no padrão ICP-Brasil?

O certificado digital pode ser adquirido em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. A relação de autoridades certificadoras está disponível no sítio do ITI na Internet (www.iti.gov.br).

Para mais informações a respeito das regras de emissão, legislação, regulamentos e sobre como obter seu Certificado Digital, acesse o site do ITI na internet no endereço: www.iti.gov.br.

Quanto custa um certificado digital no padrão ICP-Brasil?

Cada Autoridade Certificadora pratica uma política de preços própria, portanto, o valor deverá ser consultado no ato da aquisição.

Se meu certificado digital ICP-Brasil for revogado ou expirar, perco acesso ao Conectividade Social ICP?

Caso o certificado expire, isto é, seja revogado, o acesso cessará. Você deverá providenciar outro certificado, para normalização do acesso. As transações já efetuadas no canal continuam plenamente válidas.

Se meu certificado digital ICP-Brasil for revogado ou expirar, como ficam as procurações eletrônicas que tiverem sido concedidas com o certificado que não é mais válido?

As procurações outorgadas ou substabelecidas (repassadas) continuarão válidas, pelo prazo de vigência, mesmo que o certificado usado para concedê-las seja revogado ou expire. Um novo certificado poderá ser utilizado para revogar essas procurações.

Se meu certificado digital ICP-Brasil for revogado ou expirar, as procurações eletrônicas que eu já tinha recebido continuam válidas?

As procurações outorgadas ou substabelecidas (repassadas) continuarão válidas, pelo prazo de vigência, mesmo que o certificado usado para concedê-las seja revogado ou expire. Um novo certificado poderá ser utilizado para revogar essas procurações.

Como o Conectividade Social ICP é 100% web, posso acessá-lo de qualquer computador?

Sim. Porém, é necessário que o computador tenha instalado o drive de leitura de certificados, o software gestor do certificado digital e a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora emissora do seu certificado.

Com o Conectividade Social ICP não preciso mais utilizar os aplicativos SEFIP e GRRF Eletrônica?

O Conectividade Social ICP é o canal para transmissão dos arquivos de informações gerados por estes programas.

Os prazos do FGTS (arrecadação mensal, multa rescisória, etc.) sofrem alguma alteração em razão do Conectividade Social ICP?

Não, todos os prazos permanecem os mesmos.

Depois de realizar o registro no Conectividade Social ICP (no 1º acesso com o certificado), é necessário fazer alguma comprovação do perfil selecionado?

Se o registro foi feito no perfil Empresa (PJ) ou Pessoa Física (PF), não é necessária nenhuma comprovação. Se o registro tiver sido feito em qualquer outro perfil, o sistema indicará se é necessário comprovar o enquadramento do solicitante ao perfil escolhido. Se isto acontecer, siga as orientações constantes do tutorial “Documentação Perfil Restrito”, disponível em nosso site.

Sou titular de um CEI. Essa informação é necessária em meu certificado digital para acessar a nova versão?

Apenas se as informações a serem transitadas pelo Conectividade Social ICP forem relativas a esse CEI. Neste caso, deve ser emitido um certificado de PF (Pessoa Física) com indicação do respectivo CEI.

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